Lageanês

Os moradores da cidade de Lages tem seu próprio idioma, conhecido como Lageanês. É uma mistura de gírias catarinenses e gaúchas e também novas criações feitas pela população e que foram adaptando com o passar dos anos. Lá todos se entendem, mas se passar das fronteiras do munícipio, parece que estamos falando outra língua. Pela internet circulam e-mails com o dicionário lagêanes, para ajudar as pessoas que gostariam de aprender o idioma.

A mais famosa é a assasinhorahomedocéu, dita assim mesmo, tudo junto. É apenas uma interjeição de espanto. Também usa-se home em quase todas as frases, mesmo que você esteja falando com uma mulher. Por exemplo: John Jack veio home? (onde john jack significa indagação sobre a origem).

mas pare home

Não podemos esquecer do Mas pare home, que é quando você duvida de algo ou alguém. É comum ver placas como a de cima espalhadas pela cidade.

Mais palavras do dicionário lageanês podem ser encontradas nas diversas comunidades do orkut.

About these ads

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “Lageanês

  1. Carlos Castilho

    Thaís,
    Muito bons os teus dois posts. Você poderia dar mais palavras do lageanês porque elas são muito curiosas. Valeria a pena uma gravação em audio, postada em podcast sobre um conversa entre duas pessoas em lageanês. Faria o maior sucesso.
    Estão faltando mais ritmo nas tuas postagens. Paraste no dia 31 de agosto.
    Não deixa a peteca cair.
    Abraço
    Castilho

  2. Oi Thaís,

    Goste da explicação. Lá em Fraiburgo também usamos algumas dessas expressões ai me pergunto de onde vem tudo isso? hehehe

  3. diego alves rodrigues

    mas bath

  4. ERNESTO HENING

    Baita idéa a do Lageanês. Curto muito aqui e sugiro que voce visite o j4r4guamilgr4au”www.facebook.com/jaraguamilgrau” que é um site daqui onde moro sobre a peculiaridades de Jaraguá do Sul. Sou de Otacílio Costa e moro há 28 anos em Jaraguá. Estudei no Industrial e tenho muita saudade dessa terra maravilhosa. Um abraço e desejos de muito sucesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s